Como evitar compras por impulso? Aprenda na prática!
Comprar por impulso de maneira recorrente pode ser prejudicial para o seu orçamento e qualidade de vida. Sendo assim, confira maneiras de como eliminar esse hábito!
As compras por impulso são, constantemente, capazes de arruinar a vida financeira e sua qualidade de vida. Não importa quão bom você seja em juntar dinheiro e viver dentro das suas condições, o impulso de comprar é, muitas vezes, irresistível.
Quem nunca comprou algo por impulso e depois descobriu que não precisava daquilo naquele momento? Ou não precisava de jeito nenhum?
Celulares, computadores e diversos equipamentos eletrônicos, roupas e sapatos de marca, automóveis, todos esses bens materiais são exemplos de desejos passageiros que qualquer indivíduo pode ter.
Ademais, além de ser uma atitude que prejudica suas finanças pessoais, as compras por impulso podem afetar de forma brusca o seu bem-estar.
Afinal, estar em dia com a saúde financeira proporciona qualidade de vida.
Sabendo disso, este artigo vai te ajudar a entender essa situação, rever alguns hábitos e colocar em prática algumas dicas para eliminar o impulso de comprar.
O que é comprar por impulso?
Compras por impulso são, de maneira resumida, as compras que uma pessoa faz sem ter planejamento financeiro e que, na maioria das vezes, podem ser motivadas por desejos momentâneos e sem necessidade.
Existem, no entanto, vários tipos de compras por impulso e várias razões para que isso aconteça. Você pode, por exemplo, estar experimentando certas emoções, como felicidade ou estresse.
Passar por essas emoções pode fazer com que você se sinta motivado a comprar um produto ou serviço que corresponda ao seu estado de espírito daquele momento.
Contudo, algumas pessoas não costumam considerar as consequências futuras dessas compras, o que pode acabar sendo prejudicial.
Sendo assim, essa decisão não planejada de comprar algo, pensando somente no bem-estar a curto prazo, é chamada de compra por impulso.
Como eliminar os gastos por impulso
Muitos fatores podem contribuir para as compras por impulso. Por isso, para que você possa eliminar, mesmo que aos poucos, essa prática de agir por impulso nas compras, confira as principais dicas!
1. Faça um planejamento financeiro
Ter um planejamento financeiro é um aspecto positivo em vários quesitos da vida, sobretudo na organização e saúde financeira.
Por exemplo, ao planejar o mês pode ser que você, ao sentir o desejo de compra, confira como vai estar o seu orçamento familiar ou pessoal, e se há margem para gastos diferentes do que planejou.
Sendo assim, procure planejar-se e contribuir para que não haja espaço para gastos por impulso no seu dia a dia.
2. Siga a regra da espera
Pode ser a “Regra de uma hora”, a “Regra de uma semana” ou a “Regra dos 30 dias”, não importa como você a conhece ou quanto tempo está disposto a esperar, a ideia é a mesma.
Ao ver algo que desperta a vontade de comprar, espere por certo período de tempo antes de efetuar a compra. Quanto mais tempo você conseguir esperar, melhor.
Então, se após o término do prazo você ainda estiver com vontade de comprar aquele produto e analisou bem para saber se ele se encaixa no seu orçamento, considere fazer a compra.
3. Não compre quando estiver na “bad”
Essa é uma dica especial para quem gosta de fazer compras para se satisfazer quando a “bad” bate.
É compreensível o quanto é reconfortante comprar roupas novas ao entristecer ou quando a ansiedade bate, mas a sensação de conforto não dura muito.
Por isso, antes de comprar, faça as seguintes perguntas para si mesmo:
- Eu realmente quero esse produto?
- Eu posso pagar por ele?
- Eu preciso dele nesse momento?
- O preço está realmente bom?
4. Evite ir às compras com pessoas muito consumistas
Se você tem amigos que gostam de comprar e gastar, sair para um shopping com eles poderá tornar mais fácil o processo de convencimento de que você deve comprar algo que gostou.
Mas, se você gosta de ter companhia na hora das compras, procure pessoas que tenham controle financeiro ao abrir a carteira.
Com certeza, uma boa companhia pode ajudar a decidir o que é importante ou não para comprar naquele momento.
5. Utilize um gerenciador financeiro
Utilizar um gerenciador financeiro para controlar gastos é, atualmente, uma das maneiras mais eficazes de controle de gastos para que gosta de tecnologia.
O Mobills, por exemplo, é uma das melhores opções disponíveis no mercado para que você possa controlar seus gastos de uma maneira eficaz e simples.
6. “Esqueça” o cartão em casa
Se você entende que está difícil controlar o impulso de compra, deixar o cartão de crédito em casa vai ficar muito mais fácil.
Assim, só saia com seus cartões no dia que você realmente for usá-los, sabendo que aquela compra não é impulsiva. Prefira, dessa forma, levar dinheiro, pois é possível que você tente ser o mais econômico possível.
Comments
No comment at this time!
Leave your comment